sexta-feira, 22 de maio de 2015

O TRABALHO DE EDUCAÇÃO MUSICAL

A Musicalização desperta a criança para o mundo da música, desenvolvendo importantes aspectos da formação, tais como atenção, concentração, coordenação motora, percepção auditiva, destreza, raciocínio, respeito a si próprio e ao grupo.
Esse trabalho é desenvolvido por meio de atividades e vivências lúdicas, práticas instrumentais e canto, trabalhando tópicos básicos da linguagem musical, tais como: parâmetros musicais (timbre, altura, intensidade e duração), ritmo, memória melódica, inicio do registro musical (gestos sonoros e relacionar som e registros gráficos) entre outros.

Aos quatro anos, a criança consegue perceber e executar sonoridades diversas, consegue perceber as pausas (silêncio) e produz sons com a voz, com o corpo e com instrumentos musicais.

Objetivos:
  • Desenvolver a percepção auditiva;
  • Desenvolver a atenção e concentração;
  • Desenvolver a expressão corporal, vocal e instrumental;
  • Despertar a improvisação;
  • Sentir e executar células rítmicas simples e pulsação;
Conteúdos
  • Jogos e brincadeiras cantadas;
  • Exploração e produção do som e do silêncio;
  • Apreciação musical: aprimoramento da audição ativa - sons da natureza, caixa sonora surpresa, exploração e localização de sons e ruídos;
  • Iniciação ao manuseio correto dos instrumentos;
  • Início dos parâmetros para a compreensão do som: intensidade (forte e fraco), timbre (identidade dos sons), andamento (rápido lento e moderado) e altura (grave e agudo);
  • Pesquisa Sonora / Construção de Instrumentos: pesquisa de sonoridades com instrumentos convencionais e não convencionais e instrumentos confeccionados pelas crianças com materiais diversos;
  • História Cantada / Sonorização de histórias:
Exploração das possibilidades sonoras a partir de histórias conhecidas ou criadas pelo grupo, com ênfase na improvisação, na escuta e na integração de linguagens (textual, gestual e sonora). 

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