Na Ed. Infantil, o currículo de inglês é organizado em
quatro unidades temáticas.
This Is Me
Nesta unidade temática os
alunos falam sobre suas características físicas e descrevem sua família e sua
rotina, identificando algumas singularidades próprias e respeitando o outro em
suas diferenças.
Growing Together
A unidade temática Growing Together envolve os alunos na
pesquisa sobre hábitos e necessidades básicas dos seres humanos, animais e
plantas. Os alunos aprendem a apontar cuidados básicos de alimentação e abrigo,
necessários à sua sobrevivência e ao crescimento das plantas e a descrever as
mudanças, nas diferentes fases de crescimento.
Snack Time
A unidade Snack Time engaja os alunos na
organização e no planejamento de um lanche coletivo. Os alunos aprendem a falar sobre as sensações
do corpo (fome, sede, frio, calor) e discutem as preferências de cada membro do
grupo e as escolhas para uma alimentação saudável.
My Friends and I
A unidade My Friends and I promove contextos para
que os alunos conversem com seus amigos sobre suas brincadeiras favoritas e os
convidem para brincar. Eles também participam de jogos e brincadeiras, compreendendo
e respeitando as regras e explorando desafios diversos, proporcionados por
novos jogos e brincadeiras presentes nas culturas de países falantes da língua
inglesa.
COMO OS PAIS PODEM CONTRIBUIR
Assim como na língua
materna, os pais também podem contribuir com aprendizado da segunda língua.
§
Valorize os momentos em que seu filho utilizar o inglês, seja ao
cantar uma música aprendida na escola ou repetir uma palavra vista em um
desenho animado. Não se preocupe se ele misturar uma palavra em inglês no meio
de uma frase em português. Procure não expor ou cobrar a criança, mesmo que
você queira mostrar ao resto da família que ela j[a sabe falar inglês.
§
Demonstre que você também se interessa pelo idioma. Sempre que
possível, assista filmes ou leia textos em inglês. Os pais não precisam ser
proficientes na língua e podem assumir uma postura de aprendentes.
§
Convide seu filho a vivenciar com você situações na língua
inglesa: preparar um prato cuja receita está em inglês, ler livros em inglês ou
explorar sites que trabalhem com a língua. Algumas sugestões:
-
Livros escritos por autores como Dr. Seuss
(Green Eggs and Ham, Fox in Socks, If I
Ran the Zoo), Leo Leonni (Swimmy, The
Rainbow Fish, A Color of His Own, Matthew’s Dream), Eric Carle (The Grouchy Ladybug, The Very Hungry
Caterpillar, From Head to Toe, Do You Want to Be My Friend?, Brown Bear, Brown
Bear, What Do You See?). Você pode ouvir Eric Carle lendo The Very Hungry Caterpillar no site do autor: http://www.eric-carle.com/ec_reads_vhc.html.
-
Sites: PBS Games (http://pbskids.org/games/), Scholastic – Family Playground (http://www.scholastic.com/parents/play/), British Council - Kids (http://learnenglishkids.britishcouncil.org/en/), especialmente as seções Little
Kids e Songs em Listen & Watch.
Valorize positivamente as manifestações culturais dos países de língua
inglesa. Isso não acontece em detrimento da nossa própria cultura. Pesquisas
mostram que as melhores experiências relacionadas ao bilinguismo ocorrem quando
a identidade cultural de origem é valorizada, assim como o conhecimento de
outras culturas. Vale lembrar que o inglês não é apenas falado nos Estados
Unidos e que, portanto, aprendê-lo é um fenômeno multicultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário