Colecionar é uma prática social que trabalhamos em sala de aula para promover situações de contagem com as crianças.
Nesta proposta as crianças descobrem e aprendem diferentes estratégias de contagem e socializam com os colegas. Para conseguirem contar os objetos da coleção utilizam a recitação da sequência numérica.
Observem algumas situações:
Coleção de fotos
Quantas fotos temos em nossa coleção?
Coleção de gravetos
Como podemos contar?
"Podemos contar colocando dentro do pote!"
"Eu acho melhor segurar na mão pra não misturar o que já foi contado!"
Para contar as caixas de sua coleção o G4 Saturno descobriu que ao deixá-las muito próximas eles acabavam contando-as mais de uma vez e isso fazia a contagem não ser correta, então descobriram que poderiam enfileirá-las!
Também foi preciso aprender muito mais sobre a sequência numérica. As crianças foram aprendendo as regularidades e ainda as mudanças de dezenas...
Depois do 29...do 39... Isso pode ser aprendido com alguém mais experiente e muitas vezes é o próprio amigo!
O G4 Leãozinho escolheu colecionar tampinhas, mas eram tantas tampas que resolvemos dividir o grupo em pequenos sub-grupos.
Cada grupo ficou responsável em contar e registrar o número de tampinhas colecionadas no dia.
E, descobriram que para contar uma tampinha de cada vez é necessário organizar os objetos e assim não corriam o risco de esquecer ou contar mais de uma vez a mesma tampinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário