A escrita do nome próprio e sua contribuição para escritas posteriores
A partir dos nomes próprios e de um trabalho intencional, as crianças fazem importantes descobertas, como:
- Diferenciar letras de números e de desenho;
- Conhecer os nomes das letras;
- Descobrir que a quantidade de letras pode ser diferente de um nome para outro;
- Observar que as mesmas letras podem se repetir no seu nome e até aparecer no nome dos amigos;
- Perceber que se escreve da esquerda para a direita;
- Perceber a escrita do nome como uma palavra estável (possui uma ordem de letras)
- Utilizar os nomes como fonte para ajudá-la a escrever outras palavras.
Escrita do nome sem apoio da tarja
Escrita de outras palavras e o uso do repertório das letras dos próprios nomes e também dos nomes dos amigos
Muitas conquistas vão surgindo e assim, as crianças avançam rumo à escrita alfabética.
No G4 já é possível observar a tentativa da hipótese silábica em algumas escritas.
Observem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário