quarta-feira, 22 de abril de 2015

A CRIANÇA DE 4 ANOS

As crianças carregam algumas peculiaridades ao longo do seu desenvolvimento. Vamos ver algumas delas aos 4 anos.

O fortalecimento do vínculo com os pares é a diretriz do trabalho no G4, uma vez que esta capacidade encontra-se em pleno desenvolvimento nesse momento da vida das crianças.

Aos quatro anos já adquiriram maior noção da presença do outro e da implicação dos seus atos, portanto já conseguem trabalhar ou brincar em pequenos grupos e em atividades diversificadas, durante um tempo maior e com menor interferência do adulto.

Esforçam-se para melhorar a capacidade de expressão e avançam muito na utilização da linguagem para explicar suas experiências às outras pessoas. A linguagem transforma-se em uma ferramenta para conhecer o mundo que as envolve; isso se intensifica na medida em que são expostas a situações que estimulam o interesse pela comunicação.

A necessidade de compreender e utilizar as regras exige a organização de jogos e brincadeiras. Nas brincadeiras simbólicas as crianças do G4 já incorporam papéis e saem deles, com facilidade. Assim, o faz-de-conta é muito útil para experimentarem e entenderem os diferentes papéis sociais.

Este desenvolvimento também acompanha o que chamamos de auto cuidado. Nessa fase, embora comecem o ano precisando de muita ajuda e a constante presença do professor, pouco a pouco, começam a aprender alguns procedimentos, como ir ao banheiro e fazer a higiene, cuidar da lancheira, limpar seu espaço, saber se deslocar, sem a presença de um adulto de modo a ir e vir, sem parar pelo caminho ou tomar outros rumos. Enfim, esta é uma fase que marca a passagem para um ciclo de maior independência.

Acompanhem as próximas postagens para compreender melhor como trabalhamos com o G4

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Início de 2015

Partimos da ideia que participar da educação escolar de seus filhos seja um desejo de vocês, e acreditamos que as experiências aqui vividas possam ser compartilhadas e potencializadas na família.  

Mas como termos um canal fácil e rápido de comunicação? Como construir textos que não sejam carregados da terminologia especifica da área educacional, que nem sempre é tranquila para os que não são educadores?

A escrita desse Blog é uma iniciativa nesse sentido. Os pais que já estavam conosco em anos anteriores puderam acompanhar mensalmente as postagens das professoras, quer sejam das polivalentes (da sala de seu filho), quer sejam dos específicos (música, inglês ou educação física), fazendo comentários e acompanhando as fotos, textos e contextos. Nesse ano daremos continuidade a esse trabalho, ampliando-o: pretendemos que a direção e coordenação também façam postagens, que vinculemos o Blog ao armazenamento de foto na nuvem e outras possibilidades que estamos desenvolvendo. As ideias que vierem dos pais serão também muito bem vindas!

Nessa primeira postagem do ano, convido-os  a lerem (ou relerem) o texto básico de nossa Proposta Pedagógica, que encontra-se no site, ou que pode ser acessado no link abaixo:

O texto explicita o marco conceitual de nosso projeto pedagógico. Dúvidas? Coloque-as na área de comentários e teremos prazer em responder.
Vamos construir um ano de diálogos!
Um abraço,

Mônica Capuzzo Padroni
Direção da Educação Infantil