Grupo 3
Abril foi um mês de
adaptação da nova professora e de continuidade ao trabalho musical desenvolvido
com o G3. Passado este período, já nos conhecemos melhor e entramos numa
rotina.
Nossas aulas de música
apresentam uma estrutura que ajuda as crianças a se organizarem internamente:
1) Brincadeira de
roda: atividade que socializa e une as crianças além de resgatar nossas
tradições.
2) Canção de cumprimento: cantamos para
cada criança, que toca um instrumento individualmente. Esta atividade abre
espaço para a improvisação. Cada aluno faz a sua música.
3) Canto: neste mês, aprendemos canções sobre pássaros e chuva. Cantamos Catira
do Passarinho, Ê Sabiá, de autores da cultura popular, A Chuva PlocPloc, música pentatônica de autor desconhecido.
4) Brincadeira
corporal: Acompanhadas pelo teclado, as crianças transformaram-se em
passarinhos, borboletas, cobras... Também foram pessoas que, passeando pelas
ruas da cidade, voltaram correndo para casa ao perceberem que o trovão
anunciava uma chuva torrencial.
Nestes dois jogos,
trabalhamos som e silêncio além de andamento (velocidade em que a música é
executada).
Dramatizaram ainda a história do caçador que pretendia matar cucos. Antes da
dramatização, ouviram Cuco, da obra Carnaval dos Animais, do
compositor francês Saint Saens e perceberam os instrumentos que estavam sendo
tocados.
5) Apreciação musical: é o momento da escuta de repertório(erudito, folclore,
MPB, canções do mundo, canções que aprenderam em aula). Analisamos o que
ouvimos: vozes, instrumentos, andamento, intensidade e altura.
Sempre há espaço nesta estrutura para as sugestões e desejos das crianças: uma
música que queiram cantar para o grupo, uma brincadeira que queiram ensinar ou
uma história para contar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário