sexta-feira, 30 de maio de 2014

“EDUCAR-SE NA MÚSICA É CRESCER COM PLENITUDE E ALEGRIA (Violeta Gainza – educadora musical)


Grupo 3


         Abril foi um mês de adaptação da nova professora e de continuidade ao trabalho musical desenvolvido com o G3. Passado este período, já nos conhecemos melhor e entramos numa rotina.
         Nossas aulas de música apresentam uma estrutura que ajuda as crianças a se organizarem internamente:

1)    Brincadeira de roda: atividade que socializa e une as crianças além de resgatar nossas tradições.
 2)      Canção de cumprimento: cantamos para cada criança, que toca um instrumento individualmente. Esta atividade abre espaço para a improvisação. Cada aluno faz a sua música.
3)   Canto: neste mês, aprendemos canções sobre pássaros e chuva. Cantamos Catira do Passarinho, Ê Sabiá, de autores da cultura popular, A Chuva PlocPloc, música pentatônica de autor desconhecido. 
4)   Brincadeira corporal: Acompanhadas pelo teclado, as crianças transformaram-se em passarinhos, borboletas, cobras... Também foram pessoas que, passeando pelas ruas da cidade, voltaram correndo para casa ao perceberem que o trovão anunciava uma chuva torrencial.
Nestes dois jogos, trabalhamos som e silêncio além de andamento (velocidade em que a música é executada).
      Dramatizaram ainda a história do caçador que pretendia matar cucos. Antes da dramatização, ouviram Cuco, da obra Carnaval dos Animais, do compositor francês Saint Saens e perceberam os instrumentos que estavam sendo tocados.
     5) Apreciação musical: é o momento da escuta de repertório(erudito, folclore, MPB, canções do mundo, canções que aprenderam em aula). Analisamos o que ouvimos: vozes, instrumentos, andamento, intensidade e altura.

     Sempre há espaço nesta estrutura para as sugestões e desejos das crianças: uma música que queiram cantar para o grupo, uma brincadeira que queiram ensinar ou uma história para contar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário