Estamos nas aulas de música neste mês vivenciando o pulso ou pulsação (*) das músicas. As sensações e a manipulação de fontes sonoras são importantes para o desenvolvimento das crianças nesta faixa etária.
Usamos nas atividades o andar, o saltitar , a dança livre utilizando ou não instrumentos e fontes sonoras.
O andamento da música é determinado pela velocidade dos pulsos: se o pulso for rápido o andamento será rápido e vice-versa.
O andamento da música é determinado pela velocidade dos pulsos: se o pulso for rápido o andamento será rápido e vice-versa.
A roda está sempre presente nas nossas aulas e com as cantigas “Puxa o Boi” e “É no balanço da peneira”,trabalhamos as mudanças de andamento, ora acelerando ora retardando.
Com duas músicas de Bach e Rameau vivenciamos a mudança de andamento entre uma e outra com movimentos do corpo, explorando diferentes formas de locomoção e acompanhando com diversas fontes sonoras.
Concerto para cravo-2ºmovimento (J.S. Bach)
Les Indes Galantes –Tambourin (J.Ph. Rameau)
(*) Pulso/Pulsação:É um sinal com duração determinada de valor constante por certo intervalo de tempo. Em música é uma seqüência de tempos iguais e regulares que sempre mantêm o mesmo andamento entre si.
Professora: Mazé Cintra
Coordenadora: Elisabete Vecchiato
Professora: Mazé Cintra
Coordenadora: Elisabete Vecchiato
Nenhum comentário:
Postar um comentário